Dúvida sobre qual madeira escolher? Então vem que a Casa do Marceneiro te explica direitinho cada tipo.
MDF
A sigla se refere a painel de fibras de madeira de média densidade. O MDF é produzido com fibras selecionadas de madeira que são unidas com o auxílio de uma resina por meio de um processo industrial que envolve muita pressão e calor. Por conta de seu processo de fabricação, os painéis de MDF são menos atraentes aos cupins e brocas, porém não são adequados para ambientes externos ou sujeitos a umidade constante. Possuem boa resistência, são muito homogêneos e apresentam poucas variações no tamanho e espessura. Por isso, na Meu Móvel de Madeira, esses painéis são utilizados na maior parte dos produtos laqueados, que requerem um acabamento refinado e muito liso.
MDP
Também conhecido como aglomerado de madeira, os painéis de partículas de média densidade são produzidos de maneira similar ao MDF, mas com partículas de madeira. Esses painéis precisam ser revestidos com lâminas de madeira ou plásticas para garantir um acabamento apropriado. Os painéis de MDP são mais leves que o MDF, porém não são apropriados para entalhes ou cantos arredondados. Móveis de aglomerado também não são indicados para ambientes externos.
COMPENSADO
As chapas de compensado multilaminado são formadas por um número ímpar de lâminas de madeira coladas em direção alternada. Assim, as fibras de madeira se intercalam nos sentidos longitudinal e transversal, aumentando a resistência e estabilidade dessas chapas. O compensado tem maior resistência e excelente aderência de pregos e parafusos, o que significa que seus móveis não ficarão “bambos” ou desajustados. A Linha Rio da Meu Móvel de Madeira é um exemplo de como as chapas de compensado podem ser aproveitadas em um design atraente e moderno.