Compensado laminado
Também conhecido por compensado moveleiro, ele é feito por lâminas sobrepostas em sentido contrário e em número ímpar. O seu acabamento é feito por meio de lixamento em ambas as faces. É aplicado em armários, repartições, embalagens, prateleiras e revestimentos.
Compensado sarrafeado
Possui em seu interior um tapete de sarrafos de madeira pinus colocados de maneira paralela e unidos por fios de nylon com cola. Entre as suas vantagens, estão a resistência mecânica, aceita a utilização de pregos e parafusos com mais confiança e possui grande resistência ao empenamento. As suas principais aplicações são em portas, tapumes e divisórias.
Compensado naval
É a chapa que é fixada com cola e é totalmente à prova d’água. Tem lâminas sobrepostas em sentido alternado e em número ímpar. Por ser muito resiste e versátil, é aplicado em diversos materiais, além de utilizá-lo na construção civil. É um material resiste à água, é um material de baixo custo e sustentável, uma vez que é feito a partir de madeira reflorestada.
Há vários motivos para utilizar compensados nos seus móveis. Como o material é resistente à água, pode ser utilizado em gabinetes da cozinha, no banheiro e na área de serviço. É também possível revestir grandes superfícies sem gastar muito dinheiro, podendo utilizar essa diferença em outros materiais para a casa, por exemplo, para a decoração. É um material que ajuda na preservação do meio ambiente, gerando empregos.
Por esse material ser bonito, ele não precisa de pinturas e/ou revestimentos. Com isso, o ambiente fica mais leve por ter uma madeira clara, e aceita revestimentos, ou seja, o compensado, caso o cliente queira alguma cor para o seu imóvel, pode ser pintado, revestido de tecido ou por lâminas formicas, deixando tudo com a cara do cliente.
Um fator para se utilizar o compensado em vez da madeira é que esse material é resistente a rachaduras, à torção e ao seu alto nível de força. Sendo assim, o compensado pode facilmente substituir outros tipos de madeira em construções e em móveis por esses motivos.
Os ângulos entre as folhas, as resinas e os acabamentos escolhidos na fabricação de cada compensado fazem com que tenham diferentes características físicas, diferentes preços e com isso, é possível encontrar esse material em diversos lugares.
Entre as desvantagens de se utilizar compensado estão a maior dilatação térmica, a maior dificuldade na aplicação de acabamentos, o compensado solta mais farpas se for comparado aos outros tipos e as camadas ficam aparentes nas bordas, a não ser que se utilize algo para cobrir as bordas do móvel.